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domingo, 26 de fevereiro de 2012

O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

*Aldenize de Souza Cardoso
**Dariane da Silva Amaral
***Luiza Figueiredo Meneses
****Ângela Ferreira Brito
RESUMO:Este artigo tem como objetivo analisar o papel que o professor exerce quanto a sua contribuição na aquisição da linguagem, demonstrando a importância que o mesmo possui na transmissão do conhecimento, possibilitando ao receptor um bom desenvolvimento no processo de aprendizagem sobre a sua linguagem. Salienta-se que a produção foi baseada em pesquisas bibliográficas. Portanto, para uma melhor compreensão é necessário conhecer a linguagem no espaço escolar, a formação do professor da língua materna e a linguagem como ferramenta para entender a realidade. A educação escolar como um todo, vem trabalhar para que o indivíduo possa estar preparado para viver em sociedade. Sendo assim o professor precisa ter uma boa qualificação para ensinar os seus alunos.

Palavras chave: Professor, linguagem, ferramenta, língua.

ABSTRACT: This articleaims to analyzethe rolethat the teacherhasas itscontribution to theacquisition of language, demonstrating the importance that ithasin the transmissionof knowledge, enabling the receiveragood developmentin the process oflearning abouttheir language. It should be notedthat the productionwas based onliterature searches. Therefore, forabetter understandingisnecessary to knowthe languagein schools, teacher trainingandmother tonguelanguage as a toolto understand reality. School educationas a whole,comesto work forthe individual tobe prepared tolive in society. Sothe teacherneeds to haveagood qualificationto teach theirstudents.

Keywords: teacher, languagetool,language.

*Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Vale do Acaraú, **Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Vale do Acaraú, ***Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Vale do Acaraú.**** Mestre em Educação, Professora orientadora Universidade Vale do Acaraú.

1- INTRODUÇÃO
O professor é um profissional de uma capacidade extraordinária no seu desempenho educacional, este educador é dotado de autonomia e responsabilidade no processo de avaliar cada discente no seu desempenho linguístico.
O papel desse docente não é passar conteúdo de forma decorativa e sim fazer com que o aluno aprenda e produza uma linguagem coerente. Socialmente, toda criança precisa frequentar uma escola, passando a ter uma interação com meio escolar e em especial com o professor. Essa criança precisa primeiramente de uma língua materna para os seus rituais de iniciação.
Dentro das pesquisas realizadas nota-se que o desenvolvimentoda linguagem é algo da natureza dos seres humanos. Fazendo uma analise sobre o contexto estudado, é notório que o professor é um contribuinte muito importante para que tal fato aconteça. Mediante a isso as crianças passam ter maior clareza sobre a realidade.
Surgindo assim a necessidade de verificar as questões relacionadas ao desenvolvimento da linguagem, destacando característicasdo papel que o docentedesempenha. Para que esse processoseja desenvolvido de uma maneira bastante eficaz. O entrave que iremos abordar se origina do fato que a criança tem que passar por um acompanhamento educacional.
Este artigo origina-se a partir da necessidadede verificar sobreo papel que o professortem no desenvolvimento da linguagem.O objetivo do nosso artigo é identificar os fatores quecontribuem no percurso linguístico, verificar a relação professor e aluno, segundo a discussão de autores que tratam do tema e por fim mostrar a importância da linguagem para compreender arealidade.
O trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica, qualitativa, descritiva, e o procedimento no desenvolvimento do artigo ocorreram através de levantamento de dados por meio das técnicas de fichamento, resenha e resumos de textos cujas fontes foram livros e sites da internet.
Partindo desta premissa este estudo adotou como linha teórica. Bernstein Tiegema Cummins, Pessoa e sebba, Irandé Antunes.
A pesquisa foi elaborada com os seguintes tópicos; linguagem no espaço escolar, a formação do professor na língua materna, linguagem: ferramenta para compreender a realidade.

2- LINGUAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR

A escola, tradicionalmente é apontada como um dos locais a onde a criança desenvolve também a capacidades de utilização da linguagem. O tempo que as crianças passam na escola, bem como as tarefas quelhes são solicitadas, é importante no desenvolvimento da competência comunicativa que terão repercussões não só no uso da linguagem oral, mas também, sobretudo na aprendizagem da leitura e escrita.
Segundo Bernstein e Tiegerma (1993) “é do ponto de vista do desenvolvimento da linguagem a maior parte das aquisições realizam na idade escolar e estão relacionados com os aspectos metalinguísticos”.
É notório como a educação no Brasil ainda enfrenta sérios problemas, como por exemplo, os relacionadosà questão da linguagem. Nesse cenário o professor desempenha um papel primordial, pois ele é encarregado de fazer com que o aluno obtenha um bom aprendizado no seu desenvolvimento linguístico, como a língua falada, a língua escrita e a concepção de leitura etc. Nesse sentido, a formação profissional dos educadores deve estar sempre em evidencia para suprir tais demandas.

Para ensinar, o professor precisa ter vários conhecimentos e competências que vão dar suporte para planejar sua ação, justificar suas decisões, responder as problemáticas advindas da sala de aula e perceber os resultados alcançados sobre a aprendizagem do aluno através da sua atuação profissional. (PESSOA E SEBBA,2006) ”Ttem apontado a importância da reflexão no processo de desenvolvimento profissional dos professores. O movimento da pratica reflexiva que envolve o reconhecimento de que os professores podem ser ativos no seu próprio processo de formação”.


2.1 A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA LÍNGUA MATERNA
O educador da língua materna precisa estar preparado para responder asnecessidades e os desafios postos em sala de aula onde há uma preocupação maior empassar o conteúdo de forma correta a esses indivíduos,para quenão possam sofrer consequências futuras, quando vierem deparar-se com os contextos da sociedade.
“De fato para ter uma formação mais adequada ás novas demandas para o ensino de língua materna, é necessário ter uma pedagogia consistente de aperfeiçoamento em serviço,para que o professor seja capaz de atuar como agente de letramento”(KLEIMAN,2005) “no seu sentido mais amplo”.
Sendo assim é muito importante analisar qual o papel que o professor poderá utilizar em todo esse procedimento, uma vez que tal papel tem que considerar a linguagem não apenas como objetivo de análise e de conhecimento, mas também como de uso.
Enquanto mediador o professor troca informação, em maior parte fazendo com que a aquisição da linguagem seja transmitida de forma eficiente a todos os interlocutores.
Quando se é referido á questão da articulação do aluno, o professor tem um olhar para linguagem com particular atenção, modelando a comunicação no sentido de proporcionar a oportunidade de expressão e de compreensão das mensagensemitidas, já no caso das crianças com problemas de comunicação esta função poderá exigir que o professor desempenhasse um papel de intermediário ou de tradutor no processo comunicativo. Para conquistar esses desempenhosa criança precisa se encantar, e comprovar o prazer da descoberta, para isso acontecer o professor precisa planejar atividades que levem em conta essas peculiaridades de cada criança.
“As diferenças que ocorre no uso da linguagem na sala de aula, relaciona-se com a forma como o educadorver o seu próprio papel. Em alguns casos os educadores consideram que suas funções são apenas a transmissão de conhecimento, enquanto que outros vêm o seu papel como facilitadores de aprendizagem” (CUMMINS,1984).Obtendo resultados destas diferentes teorias foi encontrado dois tipos de classesdiferentes: a classe de ouvinte, em que o aluno é essencialmente um receptor de informação e a classe de ativas, em que o aluno é agente no processo de aprendizagem.

2.2 A LINGUAGEM: FERRAMENTA PARA ENTENDER A REALIDADE
Toda criança ao entrarnum espaço escolar encontra no professor a possibilidade de desenvolver uma linguagem que lhe proporcionaa compreensão dos diversos saberes. Com isso obtendo êxodo nos seus conhecimentos.Portanto a linguagem é a ferramenta que é utilizada,decorrer da existência para diferenciar os seres humanos dos demais seres. E é principal fonte para compreensão da realidade
Vygotsky considera que o significado da palavra é chave de compreensão da relação pensamento e linguagem logo sendo também da consciência e subjetividade. Dessemodo, seria possível analisar as transformações semânticas da língua ao longo do desenvolvimento da criança.
Os trabalhos da linha Vygotskina entendem que acriança é o sujeito no processo da aquisição da linguagem, construindo seu conhecimento de mundo com a ajuda do outro.Portanto a linguagem é uma identidade do individuo que vem lhe diferenciar dos outros seres. Ajá referida vem dar suporte para que haja o entendimento sobre os acontecimentos de uma sociedade. Havendo assim uma transmissão clara e eficiente. Segundo Nicola de José (1989.p.29). “A linguagem consiste numa operação pela qual os homens se comunicam a respeito dos objetos da realidade”.
Com isso é preciso que cada criança frequente um ambiente escolar, para que possa adquirir tais conhecimentos que estão relacionados com a linguagem, preparando-se para viver a realidade que a sociedade impõe. Vygotsky, diz que “a aprendizagem se processa gradualmente através da interação social a que é exposto ao individuo”. Sendo assim os cidadãos passama reconhecer as habilidades associadas assuas competências relacionadas no seu desempenho linguístico.
Os fatores sociais, portanto facilitam a contribuição para o desenrolamento da aquisição desse precioso instrumento que é conhecido como linguagem que nos possibilita o conhecimento de vários contextos da realidade do nosso cotidiano.
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3 - ANÁLISE E DISCUSSÃO
 A ciência da linguística começou a se desenvolver quando os homens começaram a fazer perguntas sobre a linguagem, que foi um objeto de preocupação desde a, maisremota antiguidade ate os dias atuais. O homem Começa a ter curiosidadesobre esse precioso instrumento de comunicação. Assim pode-se dizer que a linguagem é tão antiga quanto àscivilizações. O desenvolvimento da linguagem ao longo do tempo sofre formulação, e na sua evolução a inúmeros fatores que contribuíram no processo de funcionamento na aquisição da linguagem.
Mais o fator que está em discurso é a participação do professor no desenvolvimento da linguagem tendo a sua cooperação para que tal fator se realize de uma forma bem produtiva. Nota-se que o desenvolvimento linguístico é algo que só os seres humanos possuem, mais para oseu aperfeiçoamento é necessário que cada cidadão conheça o espaço escolar, aonde haverá um percurso de aprendizagem no seu período educacional, nessas condições o professor é encarregado de orientar o aluno no seu processo da aquisição da linguagem, diante disso cabe ao adulto no papel de professor orientara criança para que possam ter acesso aos conceitos sistematizados, procurando induzir nela formas de raciocínio e significados. A criança no papel de aluno precisa realizar as atividades propostas, seguindo as indicações e aplicações dadas.  O que a criança necessita, aponta Vygotsky, “é de oportunidades para adquirir novos conceitos e palavras na dinâmica das interações verbais, mediadas pelo professor.”(APUD VIGOTSKY,1987).
 Portanto é notória a participação ativamente do professor na elaboração conceitual da criança, nas relações linguísticas ele utiliza conceitos, define-os, apresenta-os em diferentes contextos de uso, propõe atividades em que devem ser empregados destacando informações e significados em circulação na sala de aula, direcionando as informações para a elaboração inicias da criança, levando-a a refletir sobre as possibilidades de adquirir cada vez mais os conhecimentos refletidos pela realidade.
Para tal processo é preciso que as relações entre professor e aluno aconteçam em umambiente escolar. Sem soma de duvidas a escola é Vista, como sendo espaço de construção do aperfeiçoamento do desenvolvimento linguístico de cada criança. Nesse ponto, é importante destacar que na escola há fatores que dão suporte para o funcionamento da linguagem como:Atividades,treinos, dinâmicas, reflexões sobre os assuntos colocados em sala de aula, regras que facilitaram o aprendizado do aluno e etc.
A escola busca desenvolver técnicas que facilite a criança ter um potencial critico com percepção das varias possibilidades de expressão linguística, capacitando-os como leitor de diversos textos. Para alcançar tais objetivos é necessário a intervenção de um professor apto a mediar as situações linguísticas.
Ocurioso é, que em qualquer contexto envolve crucialmente á linguagem em uso. (Bates,1979),“dá á escola um papel central do auxilio ao desenvolvimento da linguagem que por sua vez esta na base dos processos de aprendizagens escolar”.
Quando se pensa em uma sala de aula, a imagem mais frequente é a de um professor que fala e alunos que ouvem ou então, um professor que pergunta e um aluno que responde. Porem, o que realmente acontece em um espaço escolar são reconhecimentos, o professor reconhece que o aluno precisa da sua cooperação para o desenvolvimento de sua linguagem em contrapartida, o aluno reconhece que precisa do professor para lhe ajudar no seu processo linguístico.
Neste contexto é preciso demostrar que a ação reflexiva do professor é muito importante no âmbito de ensino, o professor deve ter domínio não só do conhecimento especifico, mas também compreender as questões que envolvem a linguagem.
“Adotar a pratica social como ponto de partida do trabalho escolar, além de acarretar a mobilização de gêneros de diversas instituições, pelos diversos participantes, para realizar a ação, promove o desenvolvimento de competências básicas para a ação; assim o trabalho escolar pode vir a ser estruturado tendo essas competências como elemento estruturante; é a experiência em situações diversificadas da vida social que põe o educador no papel de sujeito produtor de conhecimento, de participante dos mundos do trabalho, do estudando e do lazer, de protagonista”.(cf.PCNEM,1999).
Portanto a interação na sala de aula vem facilitar detecção dos estilos de aprendizagem de cada criança.Assim sendo, o ato de ensinar é caracterizado como uma tarefa bastante complexa, uma vez que ela vai além da transição de conteúdos, ou seja, no processo de ensino é relevante levar em conta as interações de aprendizagem que ocorrem em sala de aula. Portanto, é fundamental que o professor leve em consideração as necessidades de cada criança ao iniciar seu processo educacional. Com isso o professordeve ter diversos conhecimentos que vão lhe dar maior competência para planejar sua ação como educador.
Segundo Mendonça e Bunzen “a escola cabe, de ante dos objetivos que lhe são próprios, torna tais análises conscientes e sistemáticas, de modo que os alunos construam um conjunto de conhecimentos necessários à ampliação da sua competência discursiva, inclusive para saber expressar a sua análise, não mais intuitiva, o que exige o uso de alguma metalinguagem. Por isso, a aula deve complementar às práticas de leitura e produção de texto, uma vez que possibilitará a reflexão consciente sobre fenômenos textual-discursivos que perpassam os usos linguísticos nos momentos de ler, escutar ou de produzir texto”.
Neste contexto é preciso demostrar que a ação reflexiva do professor é muito importante,no âmbito de ensino o professor deve ter domínio não só do conhecimento específico, mas também compreender as questões que envolvem a linguagem. Assim pode-se perceber que o educadortem um papel preponderante no que concede o ensino da língua materna, dentro de tal concepção,o professor trabalha com o intuito de garantir para a criança uma aprendizagem bem sucedida.
Neste contexto a linguagem, torna-se uma ferramenta muito importante para a compreensãodos conhecimentos.De tal maneira que o aluno possa está preparado parra viver em sociedade.

Nessa perspectiva bem, mas abrangente a linguagem vem intervim os vários contextos sociais dando oportunidade de interpretação dos variados conhecimentos através dos diálogos.

Segundo Antunes(1937.p 26)isso se evidenciaria pelo cuidado do professor em ensinar o aluno a ultrapassar a matéria linguística do texto e ater em conta os interlocutores envolvidos – quem fala quem escreve e para quem. Isto é, o texto precisa ser visto como uma intervenção histórica de determinado sujeito para outro ou outros. Daí que, numa atividade de interpretação, atribuir uma autoria ao texto e identificar seu destino são medidas úteis para que se obtenha o sucesso desejado. Por outro lado, numa atividade de fala ou de escrita, preencher esse lugar de autor e fazê-lo cooperativamente – o que significa ajustar-se às condições do interlocutor- são também condições de sucesso. É imperioso que, para cada evento da fala, se preveja o interlocutor envolvido ou, para cada exercício da escrita, se preveja o leitor- que, eventualmente pode ser o professor.

    Portanto acredita-seque sem a participação do professora aquisição da linguagem se tornaria muito mais difícil, pois, percebe-se que a passagem do individuo no âmbito escolar e sua relação com o professor vai lhe ajudar a desenvolver uma linguagem mais coerente,que facilitará a compreender e ser compreendido no decorrer de sua existência.

Refletindosobre o papel do professor descobre-sequepara o mesmo ensinar precisa ter competência para avaliar a linguagem de cada criança no percurso linguístico.

4- CONCLUSÃO

Para tanto é preciso que a sociedadeconscientize-seque o papel do professor é muito importante para modelagem da linguagem de cada criança principalmente no inicio da escolarização. Portanto é notório que o educador é um contribuinte muito importante para que tal fato aconteça.
Nesse sentido, a contribuição do professor vem colaborar, para superação de tais problemas que aparecem no desenvolvimento linguístico, surgindo à necessidade de verificar as questões relacionadas ao desenvolvimento da linguagem, com objetivo de mostrar os fatores que contribuíram para o processo linguístico. Assim tornandoo ensino um sistema reprodutivo. Fazendo o aluno perceber que são capazes de compreender os diversos fatores que são necessários para produção do conhecimento.

Enfim, muitas são as contribuições epossibilidades trazidas pelo professor para o melhoramento na aquisição da linguagem. O ponto de partida é determinado pelo esforço que o professor tem para educar cada criança ao passar pelo ambiente escolar. Preparando-os para viver em sociedade.




REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

CUMMINS, J.P. (1984). Bilingualism and special education: Issues in assessment and pedagogy.
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BERNSTEIN, D., TIEGERMAN, E. (1993). Language and communication disorders
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BATES, E. (1979). The emergence of symbols: Cognition and communication in infancy.
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ANTUNES, I. (1937). Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: parábola editorial,2009.
MAIA, M. E. (1975). No reino da fala: a linguagem e seus sons
CUNHA, M, I. O bom professor e sua prática. Campinas. SP: papirus, 1989.
ALVES, R. História de quem gosta de ensinar, Editora Ars Poética. São Paulo.
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 6ª edição – são Paulo: Martins Fontes, 1998a.
VANOYE, F. Usos da linguagem. 5ª. Ed. São Paulo: M. Fontes, 1985.
MARTINS, M. H.(Org.). Outras leituras: literatura, televisão, jornalismo de arte e cultura, linguagem integrante. São Paulo: Editora SENAC São Paulo: Itaú cultural, 2000.
JAKOBSOM, R. Linguística e comunicação. São Paulo. Cultrix, s.d.
HAYAKAWA, S.I. A linguagem no pensamento e na ação. 2. Ed. São Paulo, Pioneira, 1972.
NICOLA, J. Língua, literatura e redação. 6ª edição. Editora Scipione. São Paulo, 1989.
BUNZEM, C e MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. 3ª edição. São Paulo, 2009.
PESSOA e SEBBA(2006)
KLEIMAN(2005)

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